ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

Você se submeteu a uma intervenção cirúrgica e por isso é importante ter em mente que o pleno restabelecimento das condições de normalidade dos tecidos envolvidos depende também dos seus cuidados. Leia as instruções abaixo com bastante atenção e ajude-nos fazendo a sua parte durante esse período de recuperação.

INCHAÇO

Algum inchaço é normal após a cirurgia. Ele Atinge seu pico máximo 48/72 horas após a intervenção. Aplique a bolsa de gelo no lado operado da face por 10 (dez) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos. Repetir essa aplicação várias vezes durante o dia da cirurgia. O gelo é extremamente importante para evitar inchaços exagerados. Recomenda-se proteger a pele, na região da aplicação da bolsa de gelo, com vaselina ou cremes hidratantes para evitar queimaduras.

  Eventualmente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele). Isso é mais comum em pessoas de pele clara. Essas manchas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 14 dias.

SANGRAMENTO

Um pequeno sangramento é normal nas primeiras horas. Aconselha-se não cuspir ou fazer bochechos vigorosos nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Se ocorrer um sangramento mais intenso, umedeça uma gaze em soro fisiológico ou em água filtrada gelada, dobre-a, coloque-a sobre o local da cirurgia e morda-a firmemente por aproximadamente 30 (trinta) minutos. Se precisar, repita a operação com a gaze.

RESTRIÇÕES DA ABERTURA DE BOCA

É normal na primeira semana, após a cirurgia, sentir algum desconforto ao mastigar ou abrir a boca (bocejar, por exemplo). Para aliviar a sensação dolorosa, a partir do segundo dia é aconselhado fazer compressas com calor(bolsa com água morna) na região dolorida da face e seguir rigorosamente os horários de tomada dos medicamentos prescritos.

ALIMENTAÇÃO

Não pare a alimentação! Dê preferência aos alimentos moles e frios nas primeiras 48 horas (sucos, vitaminas, sopas, iogurte, sorvetes, etc.). Beba muito líquido e evite crustáceos e comidas carregadas.

ATIVIDADES FÍSICAS

Atividades físicas devem ser evitadas até a retira dos pontos. Evite exposição prolongada ao Sol. Evite correr ou fazer exercícios físicos (academia, musculação, jogging etc). Procure quando deitar manter cabeça sempre mais alta que o restante do corpo.

HIGIENIZAÇÃO E BOCHECHOS

Boca higienizada cura mais depressa! Apesar da sensibilidade sobre a área operada e do medo de remover os pontos durante a escovação, não deixe de escovar os dentes. No entanto, o cuidado e delicadeza devem ser redobrados. Escovas com cerdas macias ou extra macias são indicadas. Faça bochechos com cuidado, usando o enxaguatório bucal de acordo com a prescrição.

MEDICAMENTOS

Tome a medicação prescrita corretamente, principalmente no que diz respeito aos horários de tomada, siga-os rigorasamente! Não tome qualquer outro medicamento sem prescrição ou baseada em conhecimento popular. Qualquer reação desagradável relacionada a medicação deve ser comunicada imediatamente.

ÁLCOOL E FUMO

Evite bebidas alcoólicas e fumo durante a recuperação. O álcool é extremamente danoso aos tecidos em processo de cicatrização e o fumo além de causar a vasodilatação dos vasos e favorecer sangramentos devido ao calor gerado sobre a área operada, possui dentre outras substancias, a nicotina que tem propriedades anticicatrizantes.

REMOÇÃO DE SUTURA

Até o dia agendado para remoção dos pontos, evite tocar o local operado com palitos, língua e principalmente com os dedos. Os pontos são geralmente retirados entre 07 e 10 dias após a cirurgia. Qualquer anormalidade entre em contato imediatamente.

DÚVIDAS

Tenha certeza de que entendeu as orientações pós-operatórias, assim como a prescrição de medicamentos a serem tomados. Em caso de dúvida entre em contato o quanto antes para que possamos esclarecê-la.